Voce esta aqui: Home/ Destaques, Diretorias, História, Leis de interesse, Mulher Empresária, SPC / Violência contra a mulher é tema de palestra na Acils

Violência contra a mulher é tema de palestra na Acils

palestra_acils_cmeCom o objetivo de sensibilizar, orientar e prevenir a comunidade a respeito da violência contra a mulher, como uma medida de prevenção no combate à esse crime, a Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul – Acils e o Conselho da Mulher Empresária de Laranjeiras do Sul – CME, realizam no próximo dia 29, terça-feira, palestra sobre violência contra as mulheres.

Fabiano Franciosi, presidente da Acils ressalta que a palestra é para conscientização de todos. “Não é só para as mulheres, e sim da comunidade em geral. Temos que trabalhar a prevenção para que a violência contra as mulheres não cresça. Trabalhar ações que coíbam e orientem melhor a população é a chave para que este tipo de retrocesso diminua ou até mesmo tenha fim”, disse.

PALESTRA_VIOLENCIA_MULHER_sitePara a presidente do CME, Rubia Gava, este é um assunto que vem sido muito abordado e apesar de ser tão comentado ainda gera muitas dúvidas. “Todos sabem que nós mulheres ao passar do tempo conquistamos muitas coisas, mas muitas de nós tem dificuldades em denunciar a violência que vivem, e esta palestra é para entender o por que isto acontece e, para conscientizar a população que este não é um problema só para quem vive, pois envolve famílias, saúde a sociedade inteira, por isso a participação de todos”, ressaltou.

Números

De acordo com a 2ª Subdivisão Policial, 42 casos de violência contra mulher foram registrados de janeiro à maio deste ano. Já em 2017 foram registrados 50 casos, dezesseis a menos do que o registrado em 2016. Porém, esta estatística só não alcança maiores números pois muitas mulheres não denunciam seus agressores.

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) é a principal legislação brasileira para a enfrentar a violência contra a mulher.               Mas o que poucos sabem é que a violência doméstica vai muito além da agressão física ou do estupro.

A Lei Maria da Penha classifica os tipos de abuso contra a mulher nas seguintes categorias: violência patrimonial, violência sexual, violência física, violência moral e violência psicológica. Conheça algumas formas de agressões que são consideradas violência doméstica no Brasil: Humilhar, xingar e diminuir a autoestima; Tirar a liberdade de crença; Fazer a mulher achar que está ficando louca; Controlar e oprimir a mulher; Expor a vida íntima; Atirar objetos, sacudir e apertar os braços; Forçar atos sexuais desconfortáveis; Impedir a mulher de prevenir a gravidez ou obrigá-la a abortar;  Controlar o dinheiro ou reter documentos e Quebrar objetos da mulher.

Serviço

A palestra acontecerá no Centro de Capacitação Ademir Severino Alves em anexo à Acils, a partir das 19h e as inscrições são gratuitas.

Irão participar do evento: Dr. Alberto Moreira Cortes Neto, Juiz de Direito da Comarca de Laranjeiras do Sul; Dr. Felipe Lira da Cunha, Membro do Ministério Público do Estado do Paraná;  Dr. Bruno Rinaldin, Membro do Ministério Público do Estado do Paraná; Del. Wilkinson Fabiano Oliveira Arruda, Delegado de Polícia; Del. Helder Andrade Lauria, Delegado de Polícia e Terezinha Penafiel dos Santos, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.