Voce esta aqui: Home/ Destaques, SPC / SPC oferece serviços de segurança para consumidores e empresários

SPC oferece serviços de segurança para consumidores e empresários

LOGO SPC BRASIL 600 x 400

Mais de 160 mil tentativas de fraude, conhecida como roubo de identidade, foram registradas apenas em maio deste ano no Brasil, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. A ação consiste em quando dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. O número representa uma tentativa de fraude a cada 16,6 segundos no país.

Entre as principais tentativas de golpe apontadas pelo indicador da Serasa Experian estão a emissão de cartões de crédito, quando o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima e o prejuízo para o emissor do cartão, a compra de celulares com documentos falsos ou roubados, e o financiamento de eletrônicos e automóveis.

Também são feitos registros de fraudes em abertura de contas em banco, sendo que neste caso, os produtos oferecidos – cartões, cheques, empréstimos pré aprovados – potencializa possível prejuízo às vítimas, bancos e comércio. Outro caso é a abertura de empresa, que podem servir de ‘fachada’ para aplicação de golpes no percado.

Como forma de oferecer mais segurança aos usuários, tanto consumidores quanto empresários, o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) da Acils, conveniado ao SPC Brasil e Serasa Experian,conta com duas ferramentas diferenciadas. Em uma, o SPC Avisa, a pessoa recebe por e-mail, qualquer consulta ou registro que seja feito em seu CPF ou CNPJ.

Alerta de documentos

Outro serviço bastante útil mas pouco conhecido oferecido pelo SPC, é o Alerta de Documentos. Sua função é proteger o indivíduo em caso de cheques, documentos ou cartões de crédito roubados, furtados ou extraviados, para evitar que alguém faça compras em seu nome.

Mediante um Boletim de Ocorrência, o cidadão deve se dirigir ao SPC e fazer registro do caso. Dessa forma, a informação fica anexada ao cadastro e toda empresa que consultar os dados, receberá o alerta de roubo dos documentos.

A inclusão das informações como “alerta”, não tem custo e pode ser realizada pelo consumidor no setor do SPC, na Acils de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.