Voce esta aqui: Home/ Destaques, Diretorias, História, Leis de interesse, Mulher Empresária, SPC / SPC Acils alerta: Caso de cheque falso é registrado em comércio laranjeirense

SPC Acils alerta: Caso de cheque falso é registrado em comércio laranjeirense

Nesta semana, mais um caso de estelionato foi registrado em Laranjeiras do Sul. Uma pessoa não identificada passou um cheque falso, em nome da APAE de Laranjeiras do Sul, no valor de R$ 945,00. De acordo com a diretora da Apae de Laranjeiras do Sul, Margarete Franco, a instituição raramente faz uso de cheques. Caso algum comércio receba um cheque da instituição, entre em contato pelo telefone 3635-1525.

Lembre-se sempre de conferir:

* Se o cheque foi corretamente preenchido. Não aceite cheques rasurados. Eles podem ser devolvidos pelos bancos.

* Os números do RG, CPF e CNPJ e a assinatura que estão no cheque com os que constam em outros documentos e no cartão do banco.

* Os dados que estão na parte superior e na inferior do cheque (rodapé) em barras CMC7 – código do Banco e da Agência no primeiro campo; código da compensação (Comp) e núme
ro do cheque no segundo campo; e número da conta no terceiro campo. Lembre-se apenas que o último número no primeiro e no terceiro campos correspondem aos dígitos verificadores e no segundo campo se refere ao tipo de cheque.

* Pequenos detalhes impressos nas folhas de cheque, que dificilmente podem ser reproduzidos com fidelidade pelas copiadoras.

* Serviço de Proteção ao Crédito – SPC, o qual  possuem informações sobre emitentes de cheques sem fundos cadastrados no Banco Central (CCF), de cheques sustados e cancelados por roubo ou outras irregularidades, a exemplo de CPF e CNPJ que tenham sido cancelados pela Receita Federal.

* Tenha muito cuidado ao receber cheques previamente preenchidos e assinados. Em caso de desconfiança, solicite ao emitente que assine também no verso do cheque e compare as assinaturas.
* Anote no verso do cheque os números de telefone e do RG do emitente. Se necessário, ligue no ato para confirmar a validade do telefone informado. Persistindo a dúvida, condicione a venda à prévia compensação do cheque.

* Se o cheque estiver amarelado, envelhecido ou desgastado, desconfie, pois pode ser de conta inativa ou encerrada.

Tome essas precauções mesmo com cheques de pequeno valor. Redobre a cautela no caso de cheques pré-datados. Lembre-se que cheque pré-datado é concessão de crédito, exigindo, portanto maiores informações sobre o emitente. Utilize sempre os serviços SPC Brasil e fique protegido.

Com informações da Federação Brasileira de Bancos – Febraban e Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil