Voce esta aqui: Home/ Destaques / Regularização de dívidas tem segunda queda consecutiva em fevereiro, mostra SPC Brasil

Regularização de dívidas tem segunda queda consecutiva em fevereiro, mostra SPC Brasil

Os problemas enfrentados pela economia brasileira refletem-se cada vez mais na vida financeira dos consumidores e os brasileiros enfrentam dificuldades para quitar dívidas. De acordo com o indicador de recuperação de crédito do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a quantidade de dívidas regularizadas em fevereiro recuou 2,69% na comparação com janeiro. É a segunda queda consecutiva: no primeiro mês do ano, a recuperação de crédito havia apresentado queda de 5,15%.

Na comparação com fevereiro de 2014, o número de pessoas inadimplentes que regularizaram as suas pendências financeiras e tiveram seu nome retirado do SPC registrou queda de 0,75%. Segundo Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, a piora está relacionada com o difícil cenário macroeconômico. “A situação atual é de inflação elevada, juros altos e aperto fiscal, refletindo sobre o emprego e a renda da população”, diz. “Com esses índices cada vez piores e o comprometimento de parte importante da renda das famílias direcionada para o pagamento das compras de fim de ano, fica difícil a recuperação de crédito ter alta”, explica Kawauti.

No acumulado do ano, ou seja, nos meses de janeiro e fevereiro de 2015, houve uma alta de 0,41% na comparação com o mesmo período do ano passado. Porém, a economista alerta: “Essa pequena alta não é expressiva já que o período de dois meses não é o suficiente para indicar melhora ou piora no cenário anual. 2014 foi fraco frente ao ano de 2013, com piora na confiança do consumidor e dos empresários, e 2015 também já começou com falta de dinamismo da atividade econômica”.

Fonte: SPC Brasil

Deixe um comentario

Copyright © 2011 E.R.Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.