Voce esta aqui: Home/ Destaques / Projeto de revitalização do comércio será nacionalizado

Projeto de revitalização do comércio será nacionalizado

Iniciativa aumenta a competitividade dos pequenos negócios frente às grandes lojas de departamento

Da redação do Sebrae no Rio Grande do Sul

Porto Alegre – O projeto que está alterando o visual de muitas ruas comerciais nos estados do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Matro Grosso do Sul – será nacionalizado. A informação foi divulgada nessa quarta-feira (31), pelo gerente de Atendimento Coletivo de Comércio do Sebrae Nacional, Juarez de Paula, durante o 3º Encontro de Revitalização de Espaços Comerciais, promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

“Os resultados do projeto-piloto Revitalização de Espaços Comerciais, desenvolvido nos quatro estados, foram muito eficientes e mudaram de fato a realidade de muitas micro e pequenas empresas (MPE) que aumentaram seu faturamento em virtude das mudanças internas e externas que foram realizadas”, afirmou o gerente. Nessa primeira iniciativa, que serviu de teste para o Sebrae e parceiros, 36 cidades foram contempladas com ações que alteraram as características do comércio de rua. O Rio Grande do Sul foi o estado que incluiu mais municípios: 21 localizados nas regiões Noroeste, Campanha, Vales do Taquari e Rio Pardo, Planalto e Norte.

Para o superintendente do Sebrae no estado, Léo Hainzenreder, “a organização das ruas comerciais, bem como das lojas que compõem esses espaços, é vital para que os pequenos negócios possam concorrer com os shoppings e grandes lojas de departamento”, ressaltou.

O encontro em Porto Alegre serviu para a troca de experiências entre empreendedores e gestores envolvidos no projeto, que discutiram as estratégias utilizadas e as dificuldades encontradas durante o processo. Os participantes concordaram por unanimidade que é preciso convencer os empreendedores a aderirem à iniciativa. “Mudanças sempre geram resistências e muitos empresários só se convencem dos benefícios quando eles começam a aparecer”, disse o gaúcho Charles Luchese, que relatou as melhorias já realizadas na Rua 15, de Ijuí.  Apesar das resistências, o projeto na Rua 15 conta com a adesão de 40 lojas.

Luchese destacou ainda algumas ações que estão sendo realizadas em conjunto como a da época do Natal, Páscoa e festas juninas, além de ações promocionais como a Semana Maluca e de Responsabilidade Social. “As mudanças estruturais na rua e calçadas serão realizadas posteriormente. Queremos alargar as calçadas, dando mais espaço para o pedestre circular, colocar bancos para descanso, faixas de segurança, rampas de acessibilidade, entre outras melhorias que constam do projeto de revitalização”.

Além da Rua 15, de Ijuí, experiências em outros locais também foram divulgadas durante o evento, como a da Rua Vidal Ramos, de Florianópolis (SC), Rua Alto da Júlio, em Francisco Beltrão (PR), Rua 11 de Junho, em Maracajú (MS) e Rua Riachuelo e Passo da Liberdade, em Curitiba (PR).

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Facebook: Sebrae RS (Oficial)