Voce esta aqui: Home/ Destaques / Acils: laboratorio para UFFS

Acils: laboratorio para UFFS

Espaço permitirá ensino prático de química, física, biologia e matemática

Uma emenda de 200 mil reais apresentada pelo deputado federal Hermes Frangão Parcianello, originalmente destinada ao Centro de Capacitação Profissional da Acils, será usada na construção de um Laboratório de Ciência Básica (LCB), no campus laranjeirense da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Vereador Valmir Viola e Professor Paulo Henrique Mayer estiveram na Acils comentando sobre o projeto do LCB

Conforme o representante do deputado Frangão em Laranjeiras do Sul, vereador Valmir Viola, o redirecionamento da verba aconteceu porque os recursos totais necessários para o Centro de Capacitação da Acils (750 mil reais) foram, no inicio das ações, pleiteados por diversos deputados, em diversos ministérios. Posteriormente, para acelerar os trâmites e atender às exigências legais, optou-se por centralizar a proposição de emendas em apenas um ministério. Com esse novo procedimento, havia o risco dos recursos demandados por Frangão ficarem sem destinação alguma. Segundo Viola, isso motivou o projeto em benefício da Universidade.

“Quando soubemos que os 200 mil reais inscritos pelo deputado Parcianello no Ministério da Ciência e Tecnologia não poderiam ser aproveitados no Centro idealizado pela Acils, conversamos com o presidente Gizélio e começamos a pensar em uma alternativa. Reunidos com a direção e professores da UFFS, decidimos empregar o valor em um laboratório para difusão da ciência. Na quarta-feira (05), recebemos do deputado a notícia de que havíamos conseguido o empenho da emenda, garantindo então, liberação futura do recurso”, comemorou.

Características do projeto

Na estrutura do LCB de Laranjeiras do Sul será possível a exposição e execução de 65 atividades ligadas à formação cientifica básica, voltada às disciplinas de química, física, biologia e matemática.

Conforme Paulo Henrique Mayer, diretor do campus local da UFFS, o trabalho no laboratório será conduzido por estudantes e professores bolsistas da instituição. Docentes e estudantes dos ensinos fundamental e médio de Laranjeiras e região formam o público-alvo.

Apoio municipal

A prefeitura de Laranjeiras do Sul também apoiou a efetivação do laboratório. Além de prestar importante auxílio na parte de cadastramento do projeto, o município participou com a contrapartida de R$ 5.950,00. Outra contribuição do executivo será a elaboração do processo licitatório para aquisição dos equipamentos que farão parte do LCB e do veículo Kombi para transporte de alunos e professores até o local.

Esforço conjunto

Para Gizélio Linhares, presidente da Acils, a construção do laboratório é algo a se comemorar, principalmente por duas razões. “Primeiro, porque conseguimos apoio de diversos parceiros à construção do Centro de Capacitação. Depois, apesar da impossibilidade de aplicar nele a verba, o esforço conjunto para evitar a perda do recurso resultou nessa obra importante para a comunidade regional. Todos os envolvidos no projeto do LCB estão de parabéns”, finalizou.