Voce esta aqui: Home/ Destaques / Paraná é o melhor estado para micro e pequenas empresas, mostra pesquisa

Paraná é o melhor estado para micro e pequenas empresas, mostra pesquisa

O Paraná é o melhor estado brasileiro para a instalação e operação de microempresas e empresas de pequeno porte. É o que garante um levantamento divulgado na última quinta-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Conforme mostra a pesquisa, a taxa de 5,5% no Simples Nacional – que engloba sete tributos, entre eles o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços (ISS) e a Cofins – é a menor do País. Além disso, o Estado concede isenção de ICMS para as empresas com faturamento até R$ 540 mil dentro de 12 meses e redução das alíquotas do ICMS para aquelas com receita bruta entre R$ 540 mil e R$ 3,6 milhões em 12 meses.

Essa política tributária beneficia 98% das empresas do Estado. Hoje, aproximadamente 200 mil microempresas estão isentas do recolhimento de impostos estaduais. O resultado é uma maior longevidade das pequenas empresas paranaenses e o ambiente propício para a criação de novos empreendimentos. Somente no primeiro semestre deste ano, o Estado ganhou 27 mil novas empresas, número 6% superior ao mesmo período do ano passado, conforme mostrou levantamento da Junta Comercial do Paraná.

A pesquisa da CNI e do Sebrae analisou seis setores da indústria (calçados, laticínios, móveis, panificação, material, cerâmico e vestuário), seis do comércio (autopeças, farmácia, material de construção, mercearia, restaurante e vestuário) e um de serviços (educação infantil). O Paraná lidera 20 dos 24 rankings.

Fonte: Junta Comercial do Paraná