Voce esta aqui: Home/ Destaques / Não aceite cédulas manchadas de tinta

Não aceite cédulas manchadas de tinta

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), emitiu nota onde orienta a população a rejeitar as cédulas que estiverem manchadas de tinta. Isto porque, boa parte dos caixas eletrônicos está equipada com um dispositivo que mancha as cédulas com tinta rosa após a explosão do terminal por ladrões de banco.

A federação informa que as cédulas manchadas estão sendo tratadas da mesma forma que as notas falsificadas. A Febraban esclarece que o dinheiro não perde seu valor, mas diz em nota publicada em seu site que as pessoas podem se recusar a receber o dinheiro marcado.

Os bancos estão orientados a reter as notas marcadas, fazer a identificação do seu portador e encaminhar as cédulas suspeitas para análise do Banco central. A Febraban e o Banco Central têm se reunido constantemente para adotar procedimentos que ajudem a coibir os roubos a terminais e dificultar o uso do produto roubado.

O que fazer se a cédula for proveniente de um caixa eletrônico?

O que se recomenda nesse caso é abrir imediatamente um Boletim de Ocorrência, conhecido como B.O. Também é recomendado que você traga um extrato da sua conta bancária assim também como documentação pessoal necessária, como RG, CPF, dentre outras coisas mais.

A partir daí, o cidadão que sacou o dinheiro e registrou o seu B.O poderá ser ressarcido, se comprovado que foi acidental. As ações criminosas, de acordo com o BC, deixaram no Brasil cerca de 75mil notas manchadas. Se não houver entendimento entre a vitima e também o Banco, deverá encaminhar a nota para o Banco Central.

Fonte: Andhrea Tavares / Rádioagência Nacional