Voce esta aqui: Home/ Destaques / Ministério Público realiza ações para combater a corrupção

Ministério Público realiza ações para combater a corrupção

Lista de apoio será encaminha ao Congresso Nacional propondo mudanças na legislação

DSC_0011600x400

O Ministério Público do Paraná, a Associação Paranaense do Ministério Público e a Fundação Escola do Ministério Público do Paraná, em parceria com o Ministério Público Federal e em Laranjeiras do Sul com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul – Acils, participam da campanha “Dez Medidas contra a Corrupção”.

A iniciativa, sem qualquer vínculo político-partidário, tem por objetivo a apresentação de projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional, destinado ao aperfeiçoamento do sistema jurídico, de modo a reprimir a corrupção e a impunidade no Brasil.

Os promotores Daniel Pedro Lourenço e Ana Carolina Monteiro de Moraes, estiveram em uma coletiva na manhã de hoje (11) para falar sobre o assunto.

“No dia 15 estaremos realizando na Praça José Nogueira do Amaral um ato cívico, terá apresentações dos alunos das escolas, vídeos, fotos e estaremos coletando assinaturas para aderir a proposta do Ministério Público Federal, 10 Medidas Contra a Corrupção. Paralelo a isso, estamos realizando palestras com os estudantes de toda a comarca para discutir com eles sobre o combate a corrupção, de como ela ocorre e formas de combatê-la”, comentou Dr. Daniel.

De acordo com Drª Ana Carolina Monteiro de Moraes, foi repassado aos professores um material do MPF-PR denominado Paraná sem Corrupção, dentro deste projeto há uma vertente, a Geração Atitude. “Os professores trabalham dentro de sala de aula o tema da corrupção e nós, complementamos com as palestras e com este ato cívico. Cada palestra é diferente uma da outra, onde eles podem tirar as dúvidas sobre como é feito o combate a corrupção, principalmente na esfera judicial, além dos alunos poderem relatar alguns problemas que vêem na comunidade”, disse.

“Esperamos que muitas pessoas compareçam e assinem, pois é um Projeto de Lei do MPF que será encaminhado ao Congresso Nacional, propondo mudanças na legislação, o que garantirá um maior combate a corrupção”, ressaltou o promotor.

“Pedimos a população para participar, leve o título para poder assinar o projeto de lei em razão das exigências da constituição, e no mês de outubro iremos fazer uma audiência pública nas cidades da comarca, onde os alunos irão apresentar aos vereadores e prefeitos os problemas que eles identificaram na comunidade”, frisou a promotora.

Segundo os promotores, esta ação do mês de outubro será uma interação com os poderes constituídos, comércio, entidades e associações. Na oportunidade será apresentado uma lista de problemas à serem resolvidos e o Ministério Público irá determinar um prazo para que sejam resolvidos.

Conheça as 10 medidas propostas pelo MPF, com a adesão dos MPs de todo o país. Para isso, é indispensável que os cidadãos manifestem seu apoio ao projeto, por meio de um abaixo-assinado (veja aqui como assinar a lista de apoio), ou na sede da Acils.

Participe você também dessa campanha! Assine a lista e mobilize seus amigos, familiares, conhecidos, no trabalho, em casa, nas escolas, igrejas, universidades, etc. Ajude a promover as mudanças de que o país precisa!

DSC_0005600x400

Promotores Daniel Pedro Lourenço e Ana Carolina Monteiro de Moraes durante coletiva de imprensa