Voce esta aqui: Home/ Destaques, Diretorias, História, Leis de interesse, Mulher Empresária, SPC / Líderes da Cantuquiriguaçu conhecem programa de desenvolvimento do oeste paranaense

Líderes da Cantuquiriguaçu conhecem programa de desenvolvimento do oeste paranaense

1

Com o objetivo de desenvolver a região Cantuquiriguaçu, líderes regionais tiveram na tarde de terça-feira (25), uma palestra com Mario Costenaro, presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento.

Mario comentou que implantar um programa de desenvolvimento territorial é desafiador, entretanto é compensador. “Como aqui na região, o oeste já tinha muito forte o associativismo e cooperativismo, algo que contribuiu para a formação e formatação do programa”, disse. Mario ressaltou a importância da participação das Câmaras Técnicas (CT) no programa de desenvolvimento, segundo ele, as CT proporcionam que cada cadeia produtiva de cada setor, possam trabalhar em conjunto, ouvindo desde o pequeno produtor até as industrias. “É uma grande troca de experiências e diagnósticos feito dentro do setor e principalmente a priorização de assuntos de cada setor”.

“Me sinto honrado pelo convite, e para a transformação não existe outra forma, se cada território pensar por ele mesmo, sensibilizar as pessoas, pois conhecemos os gargalos e potencias de cada lugar e o respeito, de que as pessoas tem o poder e a capacidade de transformar o local onde vivem”, ressaltou Mario.

Programa Oeste em Desenvolvimento

É uma ação de Governança Regional que busca promover o desenvolvimento econômico da região por meio de um processo participativo, fomentando no território a cooperação entre os atores, públicos e privados, para o planejamento e a implementação de uma estratégia de desenvolvimento integrada.

Atua em eixos estruturantes de base territorial, tecnológica e inovadora, eleitas através de levantamento de dados do perfil socioeconômico e demográfico-empresarial da região Oeste do Paraná. O Programa, criado em 2012, tem a proposta de estabelecer estratégias de desenvolvimento nos 54 municípios contemplados nesta mesorregião do Paraná, tornando o ambiente favorável para a criação e a evolução dos negócios, de modo sustentável, por meio de acesso a novas tecnologias e mobilização para a inovação.

Escola de Desenvolvimento de Líderes

O Programa Sebrae de Liderança tem como objetivo contribuir para a formação de uma nova geração de líderes conscientes da importância da sua atuação na sociedade.

Adilson Santos, consultor do Sebrae, ressalta que além de debater os temas, a ideia é fazer um projeto de desenvolvimento do território em longo prazo “Teremos como largada a Escola de Desenvolvimento de Líderes, que iremos trazer aos participantes, princípios, fundamentos e conceitos de lideranças para a atuação destas pessoas no território”, disse.

Edson Braga, consultor do Sebrae regional Oeste comenta que este encontro é um trabalho de desenvolvimento da região Cantuquiriguaçu, pessoas de diversas entidades e setores da região estão debatendo o que fazer para o desenvolvimento, trazendo grandes resultados “Acreditamos que a Cantuquiriguaçu tem um potencial enorme, mas está adormecido, estamos analisando os potenciais, vendo que já foi feito, o que podemos fazer. Quando pensando em planejamento, devemos pensar em médio e longo prazo, e isso que estamos fazendo hoje”, disse.

2 3 4 5

Deixe um comentario

Copyright © 2011 E.R.Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.