Voce esta aqui: Home/ Destaques / Laranjeiras sediou 2º Encontro de Turismo Religioso

Laranjeiras sediou 2º Encontro de Turismo Religioso

Mais de 300 pessoas participaram com suas caravanas entre 28 municípios do Paraná

De acordo com os organizadores do evento e participantes o 2º Encontro de Turismo e Produção Associada do Território Cantuquiriguaçu superou as expectativas, Laranjeiras foi palco da diversidade do segmento do turismo religioso do encontro que aconteceu na última quarta-feira (22) no Cine Teatro Iguassu. Participaram do evento cidades da região Cantuquiriguaçu com potencial do turismo religioso, rural e ecológico, além de municípios que vieram agregar conhecimentos os quais já tem esta experiência. Os parceiros Emater, Acils, Sebrae, Prefeitura de Laranjeiras do Sul, Associação Cantuquiriguaçu e Governo do Paraná contribuíram para a organização do evento.

A abertura aconteceu às 8 horas da manhã na mesa de honra estavam presentes o presidente da Acils e secretário municipal de indústria e comércio Danilo Giacobo, representando à presidência da Cantuquiriguaçu a prefeita de Virmond Lenita Mierzva, representando a prefeitura de Laranjeiras o secretário de governo Gizélio Linhares, representando o governo do estado a secretária regional de turismo Mariza Vosniaki também presentes a prefeita de Porto Barreiro Marinez Crotti e o coordenador do Condetec Marcio Ramos. “Estamos a disposição no que for necessário para contribuir para o desenvolvimento econômico de Laranjeiras e sempre digo que o nosso maior tesouro é o conhecimento, este encontro foi excelente agregou muito para todos”, afirmou Danilo Giacobo.

A programação você confere no Box

Durante toda a programação os participantes tiveram a oportunidade de assistir a diversas palestras e de trocar experiências com demais municípios, de acordo com os organizadores do evento mais de 300 pessoas estiveram presentes no evento durante todo o dia entre autoridades, participantes e palestrantes com a participação representativa de 28 municípios. Segundo a avaliação da representante do governo do estado a secretária regional de turismo Mariza Vosniaki o evento foi bastante produtivo, para o secretário de governo Gizélio Linhares a experiência deste encontro foi espetacular, ele que é um dos precursores do turismo religioso em Laranjeiras do Sul, juntamente com Silmar Camargo (in memorian).

A técnica da Emater Terezinha Busanello Freire realizou uma dinâmica onde os participantes fizeram sua avaliação sobre o encontro no final da tarde e também fizeram sugestões para o próximo encontro, foi definido que o 3º Encontro de Turismo Religioso será no município de Pinhão e ainda foi sugerido por Gizélio Linhares a criação da câmara técnica do Condetec com o objetivo de realizar mais encontros sobre o turismo religioso na região e a plenária aprovou a idéia da câmara técnica. “Houve uma evolução significativa desde o primeiro encontro que ocorreu em 2012, não temos dúvida que o amadurecimento dessas pessoas envolvidas no turismo como um braço forte no desenvolvimento econômico estará ainda mais maduro no 3º encontro em maio do próximo ano em Pinhão, o evento foi um sucesso, avaliou Linhares.

Box: Programação

09h apresentação da banda municipal

09h45 Palestra com Luiz Carlos Leite de Cantanduvas (onde já existe Turismo Religioso) com o tema: O que mudou após o 1º Encontro de Turismo Religioso?

10h Palestra de Políticas Públicas em Turismo para territórios da Cidadania com o secretário estadual de Turismo Jackson Pitombo

11h Aprendizados e Desafios na Regionalização do Turismo no Território Cantuquiriguaçu com o prof. Jacó Gimenes – Presidente da Retur

11h40 Houve almoço aos participantes no 08 de junho e na Comunidade de Campo Mendes, com o objetivo dos participantes conhecer essas localidades regionais e sua gastronomia

13h30 Visita aos pontos turísticos

14h Palestra de Empreendedorismo com Marta Beatriz Schumacher do Sebrae

14h30 Experiências regionais e estaduais dos participantes

15h30 Definição da sede do III Encontro e avaliação do encontro com Terezinha Busanello Freire da Emater

16h Café oferecido pela comunidade de 08 de junho

Comentarios encerrados

Copyright © 2011 E.R.Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.