Voce esta aqui: Home/ Destaques / Governo dá apoio a pequenos e médios empresários interessados em exportar

Governo dá apoio a pequenos e médios empresários interessados em exportar

A Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul garante suporte técnico gratuito às pequenas e médias empresas interessadas em exportar pela primeira vez. A preparação e o acompanhamento para a entrada no mercado externo são feitos por meio do projeto Primeira Exportação. A partir de uma parceria com a FAE Centro Universitário, alunos da instituição elaboram o diagnóstico da empresa e verificam seu potencial exportador. Essa radiografia inclui pesquisa de mercado, eventuais adequações do produto, promoção comercial e a parte operacional da exportação. O trabalho é acompanhado por um núcleo de consultas criado pela secretaria. De acordo com a coordenadora de Assuntos Internacionais e do Mercosul da secretaria, Aline Albano, o acompanhamento técnico nas diferentes etapas aumenta consideravelmente o sucesso dos negócios no exterior.
Um dos empreendimentos que recebem a consultoria é a Qualinova, localizada em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Na quarta fase do processo, a empresa recebeu modificações no site e a criação de novos produtos para o mercado internacional. Segundo o responsável pelo projeto e coordenador do curso de Negócios Internacionais da FAE, professor Joaquim Brasileiro, o projeto Primeira Exportação foi fundamental para a entrada da empresa no cenário internacional.
As consultas deste primeiro grupo encerram-se ano que vem. O Primeira Exportação é gratuito e tem duração aproximada de 18 meses. Mais informações nos sites da Secretaria de Indústria e Comércio (www.seim.pr.gov.br) e do projeto (www.primeiraexportacao.mdic.gov.br).

Fonte: Rádio Ricardo Barros