Voce esta aqui: Home/ Destaques / Feirantes de Laranjeiras recebem capacitação

Feirantes de Laranjeiras recebem capacitação

Curso ministrado por professoras e alunas da UFFS tratou sobre boas práticas na fabricação e na comercialização de alimentos

No próximo sábado (17), uma nova modalidade de feira inicia em Laranjeiras do Sul. A partir desse dia, os produtores rurais que comercializavam seus produtos em um barracão da Rua Coronel Guilherme de Paula passarão a vender em barracas móveis colocadas na Praça José Nogueira do Amaral. Integrantes do Assentamento 8 de Junho e da Comunidade Campo Mendes também farão parte da feira livre, onde  haverá, ainda,  venda de produtos artesanais feitos na Central de Ofícios.

O projeto da nova feira é resultado de um esforço conjunto da Acils, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)  e Vigilância Sanitária local. Para receber as barracas, os produtores terão de passar frequentemente  por uma série de capacitações, destinadas a melhorar  o atendimento, a qualidade de seus produtos e a gestão do empreendimento.

O primeiro desses  cursos aconteceu na noite de quarta-feira (14), no auditório da UFFS. Na ocasião, os participantes receberam explicações diversas sobre o tema “boas práticas na fabricação e na comercialização de alimentos”.  As orientações foram ministradas por professoras e alunas do curso de Engenharia de Alimentos ofertado na instituição.

Conforme Angélica Patrícia Bertolo, técnica em alimentos que fez uma das apresentações no curso, foram abordados tema como: tipos de contaminação, produção de alimentos seguros, armazenamento e comercialização adequados e cuidados dedicados aos alimentos de alto risco (carnes, leites e derivados). “Pretendemos com essa capacitação ajudar o pessoal da feira a produzir alimentos seguros, principalmente pensando na saúde dos consumidores”, relatou Angélica.

Para o próximo mês, o colegiado de Engenharia de Alimentos  da UFFS está programando outro curso, este dedicado à comunidade em geral, tratando também sobre a manipulação bem feita dos alimentos. “ A  maior parte das contaminações ocorrem dentro das residências. A pessoa compra um produto seguro, mas, devido ao desconhecimento sobre a higienização correta, acontece o problema, que, muitas vezes,  afeta uma família inteira ”, explica a professora Cátia Tavares dos Passos, coordenadora do projeto que atende os feirantes.

Serviço:

A doação das dez barracas móveis cedidas pela Acils aos feirantes locais acontece sábado, 17/09, a partir das 10 horas, na Praça José Nogueira do Amaral.

Aluna da UFFS realiza dinâmica para mostrar aos participantes a importância da lavagem das mãos no momento de fabricar ou manipular alimentos.Público lotou o auditório da UFFS

Público lotou o auditório da UFFS