Voce esta aqui: Home/ Destaques / Entre ricos e Brics, Brasil ‘teve maior aumento em produtividade agrícola’

Entre ricos e Brics, Brasil ‘teve maior aumento em produtividade agrícola’

AGRI SITE

O PTF se refere à relação entre o total produzido e o total de insumos, que caracteriza a produtividade. No Brasil, a produtividade agrícola aumentou em mais de 4% desde o início dos anos 2000, segundo o documento.

O relatório também menciona uma análise do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos, que comparou as taxas de crescimento da produtividade agrícola entre 2001 e 2010 e colocou o Brasil na 12ª posição entre 172 países.

“Os investimentos a longo prazo nas pesquisas agrícolas, que permitiram ao Brasil desenvolver tecnologias de ponta para a agricultura tropical, estão entre os fatores que estimularam o crescimento da produtividade”, diz o relatório, que dá grande destaque ao Brasil, com um capítulo especial de dezenas de páginas sobre o país.

“A melhoria da produtividade nos últimos 15 anos no Brasil se beneficiou de reformas econômicas que permitiram a realocação de recursos e a restruturação da agricultura e dos setores associados”, diz o relatório, ressaltando que isso criou um “ambiente mais competitivo”, que incitou os produtores a aumentar sua produtividade e adotar inovações.

As perspectivas da agricultura brasileira para a próxima década são “favoráveis”, segundo o estudo, apesar da “possível desaceleração do crescimento da demanda interna e externa e da queda dos preços reais (descontada a inflação) da maioria dos produtos agrícolas em relação aos níveis recordes registrados recentemente”.

Segundo as duas organizações, os mercados interno e externo deverão crescer na próxima década, e esta demanda deve favorecer os produtos em que o Brasil é mais competitivo, como carne, milho e oleaginosas, açúcar e frutas tropicais.

“A agricultura brasileira continuará contribuindo fortemente para a criação de empregos, a formação de renda e as receitas de exportação.”

bbc

Deixe um comentario

Copyright © 2011 E.R.Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.