Voce esta aqui: Home/ Destaques / Empreendedorismo e Inovação

Empreendedorismo e Inovação

Esta entrevista foi publicada com exclusividade no Jornal da Acils, será um editorial permanente com o nome: Empreendedorismo e Inovação. Nesta edição quem estreia é a empresária e chef de cozinha Angelita do Restaurante Point’

Carinha de menina, Angelita Martini Camargo Jocoski aos 31 anos é Chef de Cozinha do conceituado restaurante Poin’t, casada tem dois filhos, ela gosta do que faz, comanda uma equipe de seis pessoas é empreendedora e com muita persistência e inovação está se destacando no ramo da gastronomia.

Há quanto tempo você trabalha no ramo?

Meus pais há muito tempo já trabalhavam com lanchonete e sendo uma empresa familiar eu sempre auxiliei, nós fazíamos lanche, pizza e em 2000 fui a Curitiba fazer um curso de pizzaiolo, em seguida fiz um curso de cozinheira de seis meses integral no Senac no qual já me interessei de fazer um curso de chef de cozinha no Centro Europeu com 1 ano de duração, no tempo que residi em Curitiba eu trabalhei em restaurantes e bares como chef de cozinha e isso me deu uma vasta experiência. E estamos até hoje no ramo da gastronomia, eu amo o que faço.

O que levou a escolher esta profissão?

Na realidade foi interessante é uma coisa que foi acontecendo na minha vida, eu desde adolescente gostava de cozinhar, me interessava por receitas e pratos mais elaborados, mas nunca percebi que isso era um dom digamos assim, quando eu fui fazer o curso de cozinheira eu me interessei de fazer o curso de chef de cozinha somente para aprimorar meus conhecimentos, foi então que no meu retorno decidimos mudar a pizzaria para restaurante, abrir somente durante o dia e servir almoço, porque eu tinha muita vontade de por em prática o que aprendi no curso de chef de cozinha.

Como você se atualiza?

Ah eu procuro sempre me atualizar, faço sempre que posso os cursos da Acils, a gente tem que pensar em tudo, na qualidade, no atendimento, desde o atendimento ao telefone ao atendimento na mesa, busco receitas diferenciadas, busco através da internet também, e em fim de diversas formas, além das sugestões dos clientes.

De que forma você mede o gosto do consumidor?

Tem pratos que temos de servir que é o trivial, no entanto você observa que agora a moda é “ser light”(risos), na realidade com a vida corrida hoje o consumidor está procurando um cardápio mais saudável, sendo assim nós procuramos atendê-los da melhor forma, diversificamos nosso cardápio com massas e arroz integral, além da diversidade de legumes e saladas, logicamente que temos pratos mais elaborados, além do nosso tempero especial, o segredo da chef de cozinha (risos) e tudo isso agrega o nosso atendimento, lembrando que sempre estamos abertos a sugestões.

Quantos funcionários você tem?

Ao todo somos oito na equipe contado comigo e o meu pai – que administra as finanças vejo que é necessário ter alguém que lidere na cozinha e uma pessoa especifica nas finanças, um complementa o outro, eu e meu pai temos um dialogo excelente, não são coisas separadas, por exemplo, eu faço a parte de compras e mesmo assim a gente interage muito, trabalhar e decidir juntos é muito importante. Outra coisa é você estimular e valorizar teu funcionário levo isso bastante a sério, seja para um evento ou para trabalhar aqui no restaurante, você não pode exagerar no horário, pagar certo, temos funcionários que estão há muitos anos conosco, e tem gente que já saiu e retornou conosco, pra eles é bom, pra gente melhor ainda porque não temos muita rotatividade no quadro de funcionários, é maravilhoso o nosso ambiente de trabalho!

Como a Acils ajudou você como empresária?

Com os cursos, orientações, as promoções da Acils para quem é associado é excelente porque leva o nome do nosso comércio junto, lá a gente tem muito contato com os próprios associados a gente se ajuda, é uma corrente, todo mundo é parceiro. Você lá encontra orientações sobre marketing, finanças, a Acils tem no Sebrae diversos instrutores especializados em todas as áreas, eles buscam alternativas pra você, é bem interessante, além do que, se a gente progride ajuda a cidade a se desenvolver, a Acils ajuda, basta você procurar, ter a mente aberta, não adianta ficar lá na empresa esperando, nada cai do céu, você tem que buscar informação, buscar ajuda, pode ter certeza que lá você será bem atendido, é bem como se diz: “Sozinho a gente vai mais rápido mas juntos podemos ir mais longe”.

Um conselho para quem está abrindo uma empresa

Ser persistente (risos), a gente não pode desistir na primeira vez, se eu tivesse desistido na primeira vez eu hoje não teria o restaurante, a gente tem que dar um jeito de ter outra alternativa, até mesmo no caso da gastronomia, veja se eu faço um prato, uma receita e não der certo eu faço de novo com certeza na segunda ou terceira vez vai dar certo, o que não pode fazer é desistir em nenhum tipo de ramo ou segmento, na época da pizzaria a gente sentiu vontade de desistir e não desistimos mudamos apenas a alternativa e está dando certo!

Onde buscar alternativas?

Vejam, os hábitos mudaram em Laranjeiras, antes os jovens saiam pra jantar fora, hoje com a vida corrida as pessoas almoçam diariamente em restaurantes e nos fins de semana ficam em casa ou com a família, ou fazem um churrasquinho para os amigos, ou saem fazer um programa familiar. Outra coisa como conselho se você observar que a empresa não está bem tem alguma coisa de errado ou você tem que abrir outro caminho e talvez até mudar de ramo, tem que ter uma nova alternativa, procurar ajuda, orientação – é o caso da Acils. Outra coisa interessante às vezes é você querer economizar num funcionário que está ali para atender ao telefone e peca no atendimento, o barato sai caro, é ali às vezes que você perde seus clientes é aonde você acaba não vendo isso, vale a pena e muito investir no atendimento, atender bem seus clientes.

Qual o segredo do sucesso?

O segredo do sucesso penso que, além da persistência é fazer as coisas com carinho, com amor, fazer o que gosta, eu no meu caso cozinhar não é um peso, pra mim flui, veja eu fui fazer um curso de cozinheira e me encantei mais ainda pelo ramo, pra mim para se ter sucesso é fazer o que gosta e fazer com amor!

Comentarios encerrados

Copyright © 2011 E.R.Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.