Voce esta aqui: Home/ Destaques / Embarque de soja do Brasil já soma 6,8 mi em maio

Embarque de soja do Brasil já soma 6,8 mi em maio

As exportações brasileiras de soja em maio já se aproximam de recorde histórico, somando 6,8 milhões de toneladas nas quatro primeiras semanas do mês, informou nesta segunda-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O volume parcial de maio fica atrás dos números fechados de abril (7,15 milhões de toneladas) e de maio do ano passado (7,28 milhões), maior volume da oleaginosa embarcado na história.

Os números finais das exportações de maio serão divulgados na próxima segunda-feira.

Na semana passada chuvas chegaram a atrapalhar –mas não impedir totalmente– os embarques no principal porto de grãos do país, em Santos.

Este é o período em que o Brasil mais exporta soja no ano. Na atual temporada, por conta de uma quebra de safra nos EUA em 2012, a demanda internacional ficou ainda mais concentrada nos portos brasileiros.

O ritmo diário de exportações em maio está em 400 mil toneladas, segundo a Secex, bem acima do ritmo do mês passado, de 325 mil toneladas por dia.

Os embarques do Brasil de janeiro até a quarta semana de maio somaram 18,45 milhões de toneladas, ou cerca de metade do que o país prevê exportar no ano em que colheu uma safra recorde.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou as exportações da safra 2012/13 em 36,78 milhões de toneladas da oleaginosa, ante 32,47 na safra passada.

Os preços da soja no mercado internacional acumulam alta nas últimas semanas, em meio a um aperto nos estoques e elevação dos preços no mercado físico norte-americano.

O contrato julho da soja em Chicago chegou a bater na semana passada 15,4675 dólares por bushel, maior valor para o contrato desde meados de setembro.

A soja negociada em Paranaguá, porto de referência para a formação de preço para exportações, subiu 7,5 por cento desde o início de maio, segundo levantamento do Cepea.

Fonte: Reuter Brasil

Comentarios encerrados

Copyright © 2011 E.R.Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.