Voce esta aqui: Home/ Destaques / Compra Paraná é lançado em Laranjeiras do Sul

Compra Paraná é lançado em Laranjeiras do Sul

Programa incentiva micro e pequenas empresas locais a participarem de compras públicas

1

Deixar a riqueza gerada no próprio município sempre foi uma das bandeiras defendidas pela Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul – Acils, e que agora ganha mais força com o programa “Compra Paraná”, o qual irá permitir o acesso das micro e pequenas empresas locais nas compras públicas, conhecidas como licitações, que visa também o fortalecimento e desenvolvimento local e regional.

Na sexta-feira 6, estiveram reunidos da sede da OAB, representantes do Sebrae, Acils –  Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul e Faceopar – Faculdade do Cento Oeste do Paraná, no lançamento do programa ‘Compra Paraná’.

Segundo o gestor de políticas públicas do Sebrae, Adir Mationi, o ‘Compra Paraná é voltado para compras públicas, sendo de suma importância para Laranjeiras do Sul e toda região da Cantuquiriguaçu. “Os órgãos públicos são os maiores compradores e muitas vezes os recursos saem do município, e o programa visa trabalhar o comprador, no caso os setores públicos, qualificando e ajudando no planejamento e organização de compras bem como preparar o comércio local, para que as micro e pequenas empresas possam participar das licitações aproveitando este mercado que está a sua disposição, auxiliando o empresário no seu crescimento, geração de emprego e renda”, disse.

De acordo com Adir, o programa foi formatado neste sentido, fazendo com que os recursos públicos sejam aplicados no município, beneficiando e incentivando as micro e pequenas empresas locais. “O Compra Paraná irá trabalhar a questão legal, tanto das entidades públicas como do comércio local, para que possam utilizar da legislação aplicando o tratamento diferenciado, que esta previsto na lei 123, podendo beneficiar e despertar o interesse no empresário em participar das licitações, que por sua vez, irão participar de palestras de capacitação”, ressaltou.

O programa

Visando que as verbas públicas fiquem nas cidades de origem, o programa ‘Compra Paraná’, irá trabalhar capacitando tanto órgãos públicos, como prefeituras, câmaras de vereadores, batalhões de polícias e bombeiros, universidades entre outros para que realizem compras do comércio local, estes que irão passar por capacitações e palestras para que estejam aptos à participarem de licitações.