Voce esta aqui: Home/ Destaques / Como controlar o medo na hora de empreender

Como controlar o medo na hora de empreender

Veja as dicas para os empreendedores domarem um pouco a insegurança no começo do negócio

Abrir um negócio é lidar com incertezas. As dúvidas vão desde se os clientes chegarão, se as vendas vão crescer até se a empresa vai dar certo mesmo.
Para acalmar os nervos e não se preocupar tanto, a recomendação é estar bem preparado. “O medo é normal porque estamos falando de uma incerteza. Você tem que aprender a se virar”, diz Marcelo Nakagawa, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper.
O plano de negócios é o começo ideal. Com planejamento, o empreendedor tem um pouco mais de ideia do que o espera no futuro da empresa. Além disso, é importante conhecer o dia a dia de um negócio. Visitar lojas semelhantes e conversar com outros empresários é um passo.
Além disso, com os nervos aflorados, o dono da pequena empresa tende a tomar decisões mais pessoais e nem sempre favoráveis para o negócio. “O empresário tem que se preparar lendo também. Acho que a gente lê pouco sobre gestão de negócios. A leitura ajuda a acalmar os ânimos”, diz Nakagawa.
1. Tenha bons sócios
Dividir as angústias da pequena empresa com alguém já é um bom caminho para acalmar o medo do empreendedor. “Brasileiro ainda tem um pouco de preconceito em querer dividir poder. Mas sócios são muito bem vindos quando têm competências complementares”, diz Nakagawa.
Ouvir a opinião de outras pessoas do negócio ajuda a amenizar um pouco esse medo. Por isso, não escolha o melhor amigo ou cônjuge para ser sócio antes de analisar como a pessoa realmente pode contribuir com o negócio.
Fonte: Exame

Comentarios encerrados