Voce esta aqui: Home/ Destaques / Comércio no Paraná registra alta nas vendas de 3,6%, aponta IBGE

Comércio no Paraná registra alta nas vendas de 3,6%, aponta IBGE

As vendas no comércio varejista do Paraná cresceram 3,6% em janeiro, em relação ao mesmo mês de 2014. De acordo com o levantamento divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi o quinto melhor resultado entre os 27 estados brasileiros.  A receita cresceu 8,3% no estado.

Ao se comparar o resultado de janeiro com o de dezembro, a alta nas vendas foi pequena – 0,2% – e a receita aumentou 6,3%.

Nacionalmente, o volume de vendas do comercio cresceu 0,6% no confronto anual. Já em relação a dezembro, o avanço foi de 0,8%.

“Mesmo com alguns setores sendo beneficiados por alguns fatores, as promoções pós-natal, se comparado com o mesmo período dos últimos anos, está bem abaixo”, analisou Juliana Vasconcellos, gerente de serviços e comércio do IBGE.

Quando se analisa os números do varejo ampliado, ou seja, quando se considera o desempenho atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o resultado do Paraná cai.

A queda no volume de vendas, em comparação a janeiro do ano anterior foi de 4,4%. Nos últimos 12 meses, a retração foi de 3,8%.

O segmento que apresentou a maior variação no volume de vendas em janeiro deste ano foi o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação. Os empresários do setor viram as vendas subirem 20,3%. Vale citar também a alta de 8,3% no setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos.

Em sentido oposto, com queda acentuada no volume comercializado, o setor de livros, jornais, revistas e papelaria teve queda de 16,5%. As vendas de veículos, motocicletas, partes e peças caíram 15%, e de materiais de construção 8,2%.

Fonte: G1

Deixe um comentario

Copyright © 2011 E.R.Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.