Voce esta aqui: Home/ Destaques, Diretorias, História, Leis de interesse, Mulher Empresária, SPC / Cantuquiriguaçu: Integrantes da Escola de Liderança apresentam projetos para o desenvolvimento do território

Cantuquiriguaçu: Integrantes da Escola de Liderança apresentam projetos para o desenvolvimento do território

O desenvolvimento do território Cantuquiriguaçu foi tema da apresentação dos projetos elaborados pelos participantes da Escola de Líderes, na última sexta-feira 11 no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (Acils). Realizada pelo Sebrae, em parceria com Acils, a Escola de Líderes reúne 31 pessoas, que representam 25 entidades de toda região.

De acordo com o consultor do Sebrae, Edson Braga, o objetivo deste trabalho é fazer uma discussão de projetos que visam o desenvolvimento da Cantuquiriguaçu para os próximos 20 anos. ” É um momento de parar, analisar e debater sobre nossas dificuldades, o por que do território ter o rótulo de pobre, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, e o que está sendo feito para mudar essa realidade”, comentou.

Braga ressalta que após quatro meses de estudos, análises e debates, foram elaborados quatro projetos, os quais apontam o que precisa para o desenvolvimento territorial. “Esses projetos estarão inclusos no Programa de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu, no qual teremos 20 anos, para realizar ações, que permitam o desenvolvimento, para que no final, termos um território diferenciado, sem rótulos de pobreza, este é nosso foco, fazer com que forças locais e regionais façam acontecer, temos que parar de pensar que as soluções estão fora, elas estão aqui, dentro da Cantu”, disse.

“O desenvolvimento se dá através das pessoas, quando se traça uma estratégia e quer fazer com que ela aconteça, são as pessoas que irão executar, e é isso que o Sebrae vem fazendo no Estado, organizando grupos de lideranças, que estarão a frente de territórios. Na Cantuquiriguaçu estamos visando o planejamento estratégico, estruturando uma governança, que organize as lideranças de forma que elas possam discutir o território e traçar as estratégias para chegar a um resultado”, disse o gerente regional do Sebrae/PR no oeste, Orestes Hotz,

O consultor e facilitador da Escola de Liderança, Adilson Santos destaca que foram mais de 70 horas de capacitação, que permitiram a identificação de pontos que dificultavam o desenvolvimento territorial. “Não podemos fazer isso desconectados do território e da realidade, os projetos apresentados nasceram de um trabalho feito ao longo do treinamento que visava a identificação de problemas que dificultam o desenvolvimento econômico e social regional”, disse.

Adilson comenta que os grupos foram estimulados a pensar alternativas e organizar ações que serão implementadas futuramente, desencadeando um movimento de desenvolvimento do território como um todo. “Nossa proposição é uma caminhada de três anos com este grupo e com pessoas que venham a somar, iremos discutir, debater e realizar ações voltadas ao desenvolvimento, futuramente esses projetos serão apresentados para os prefeitos eleitos da região, e outras entidades importantes que, estarão sendo inclusas neste programa”, finalizou.

Os projetos apresentados foram:

Desenvolvimento da Bacia Leiteira no Território Cantuquiriguaçu

Proporcionar aos empresários e produtores rurais, gestão mais profissionalizada da atividade de forma que os mesmo possam empreender com mais consistência e ganhos.

Agência de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu

Promover a interação entre os diversos atores com vistas a dialogar, elaborar e gerir alternativas e projetos voltados ao desenvolvimento, respondendo aos problemas que atualmente estão limitando o progresso do território.

Comitê da Inovação e Difusão de Tecnologia para Sistemas de Produção

Incluir as propriedades do Território Cantuquiriguaçu no mapa da inovação, de forma a estimular a busca por diferenciação nas fases de cultivo e colheita buscando ainda agregar algum nível de beneficiamento/processamento aos produtos visando aumentar a produtividade e o desempenho econômico das mesmas.

Programa de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu

Promover a aproximação, convivência, coesão e articulação das lideranças e instituições do Território Cantuquiriguaçu, para dialogar e viabilizar soluções e alternativas voltadas ao desenvolvimento deste.

Deixe um comentario

Copyright © 2011 E.R.Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.