Voce esta aqui: Home/ Destaques / Campanha “De Olho na Validade” incentiva fiscalização. Entidades querem que clientes ajudem a fiscalizar produtos vencidos

A Acils, Associação Comercial e Industrial de Laranjeiras do Sul, juntamente com o Ministério Público, Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e Procon, lançaram na noite de ontem(6) a campanha educativa e promocional “De Olho na Validade”. O objetivo é tornar o consumidor um parceiro dos estabelecimentos comerciais, alertando as lojas quanto ao prazo de validade dos produtos. Em troca, aqueles que encontrarem produtos com data de validade vencida nas gôndolas dos supermercados , mercearias, panificadoras e outras empresas participantes da campanha receberão um produto igual, gratuitamente.

A campanha foi firmada, por meio de um termo de cooperação técnica assinado pelo presidente da Acils, Danilo Giacobo, Prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, Promotor de Justiça, Danilo Pinho Nogueira, Secretário Municipal de Saúde, Valdecir Valick e diretora do Procon no município, Isabela Garcoa Ruths. Num primeiro momento, 25 empresas de Laranjeiras do Sul aderiram a campanha.

Para o presidente da Acils, empresário Danilo Giacobo a campanha é importante e vai fazer com que o município se torne um centro de referência. “Trata-se de uma medida educativa que deve trazer benefícios à população laranjeirense, uma vez que poderá aprimorar mecanismos de controle para a questão dos produtos com prazo de validade vencido além de trazer uma compensação imediata ao consumidor”, afirma Giacobo.

A prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, elogiou a iniciativa afirmando que o município não poderia ficar de fora, onde no seu entendimento todos vão sair ganhando: empresários e consumidores. “É uma forma que encontramos de estimular o consumidor a ser um fiscal. Podemos afirmar que o termo de cooperação que foi assinado é um trabalho conjunto que vai trazer resultado positivo para ambas as partes e tem a população como maior ganhadora”, afirmou a prefeita.

Já o Promotor de Justiça de Laranjeiras do Sul, Danilo Pinho Nogueira, afirmou que a campanha “De Olho na Validade” é fruto de cooperação técnica entre o Ministério Público, o Procon-PR, a Secretaria de Saúde e a Associação Paranaense de Supermercados (Apras). “Os representantes das empresas participantes assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta, comprometendo-se a observar as regras da campanha, que prevê a compensação imediata dos consumidores que encontrarem produtos com prazo de validade vencido nos estabelecimentos comerciais do município. Caso seja encontrado por algum consumidor um produto nessas condições, o estabelecimento deverá fornecer-lhe

gratuitamente artigo idêntico ou similar, mas que esteja dentro do prazo de validade”, disse o Promotor.

O Termo de Cooperação Técnica terá vigência de 12 (doze) meses, renováveis por igual período, em havendo interesse das partes. Não havendo interesse na sua continuidade, o presente Termo poderá ser rescindido unilateralmente por qualquer uma das partes, mediante simples comunicação, observado o prazo mínimo de 60 (sessenta) dias.