Voce esta aqui: Home/ Destaques / Black Friday – atenção deve ser redobrada em sites

Black Friday – atenção deve ser redobrada em sites

black friday

Descontos que atentam o bolso, mas que devem ter o cuidado redobrado. A Black Friday, conhecida por proporcionar produtos com descontos à cima do comum acontece amanhã 27.

Na teoria é uma oportunidade perfeita, porém nos últimos anos a data vem gerando reclamações e dor de cabeça para quem compra. Descontos artificiais, falta de produtos anunciados, produto que nunca foram entregues ou pagar e receber algo bem diferente do que queria e sites saem do ar lideram as reclamações.

Como o e-commerce e o volume de compras feitas pela internet vem crescendo ano após e ano, a  Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. As lojas que receberem o selo Black Friday Legal 2015 (foto), se comprometeram a fazer ofertas reais e a entregar no prazo. A lista de lojas que têm o selo pode ser conferida no site http://blackfriday.camara-e.net

O selo do site Reclame Aqui será dado a lojas que têm boa reputação, com base em reclamações registradas nos últimos seis meses pelos usuários do site. Para receber o selo, as empresas têm, ainda, de assinar um compromisso de atender o consumidor da melhor maneira possível durante e após o evento.

Cuidados na hora de fazer as compras

Na hora de pagar
Seu cartão de créditos está válido e com o limite que você precisa? Verifique esses dados no próprio cartão ou com o seu banco. Para pagamentos em boleto, fique atento à validade dele, geralmente de três dias úteis. Assim você não tem surpresas nem corre o risco de perder o produto reservado.

Para receber as compras sem problemas
Cheque todos os dados no cadastro da loja, como nome, endereço e outros. Assim você evita confusões na hora da entrega ou o cancelamento do pedido por dados discrepantes

Saiba seus direitos
Toda propaganda veiculada a respeito de uma promoção, seja ela online, televisiva ou impressa, deve ser cumprida por lei. Se uma loja oferecer preços diferentes do que consta no anúncio, o consumidor pode exigir que o produto seja vendido nas mesmas condições que as ofertadas.

Reputação da Loja
Verifique a reputação da loja no ReclameAqui – a opinião de outros consumidores pode dar uma visão de como é o atendimento e se o e-commerce registra muitos problemas ou reclamações.

Selo ReclameAqui Black Friday
Verifique a presença desse selo na loja que você for comprar. Ele é um indicador de que a empresa teve um atendimento BOM, ÓTIMO, ou RA1000 nos últimos seis meses, segundo os próprios consumidores.

Desconfie!
Desconfie de descontos agressivos, especialmente se a loja não for conhecida.

Pagamento só em boleto?
Sites que oferecem o boleto como único meio de pagamento também merecem desconfiança. É melhor optar sempre por lojas que dispõem de plataformas online ou cartão de crédito, pois oferecem mais garantias ao consumidor em caso de problemas na entrega ou cobrança.

Pagamento à vista = bom negócio!
Se possível, compre o produto à vista. Caso opte pelo parcelamento, tenha certeza de que não existem juros embutidos na parcela, que podem aumentar consideravelmente o valor do produto.

Cuidado com cartão de crédito!
Só utilize seu cartão em sites que utilizam protocolo HTTPS ou plataformas de pagamento conhecidas. Assim você não corre riscos de ter o seu número furtado.

Fique atento ao frete
O frete de entrega também pode aumentar o preço do produto desejado. Por isso, não deixe de checar se o frete é grátis ou com valor pequeno. Caso contrário, avalie se não vale a pena pesquisar em outra loja.

O Código de Defesa do Consumidor é seu aliado.
As regras do Código de Defesa do Consumidor são válidas para quaisquer compras, inclusive as feitas no Black Friday. Não hesite em exigir os seus direitos.

Deu ruim?
Em caso de algum problema com uma compra no Black Friday, fale primeiro com o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da loja. Se o problema não for resolvido, ainda é possível contar com a ajuda do ReclameAqui e os Procons regionais.

Não serviu, quero trocar!
O Procon orienta que o consumidor saiba qual é a política de trocas da empresa antes mesmo de finalizar o pedido. Assim, verifique se o estabelecimento pode eventualmente trocar ou não o produto, e em quais condições isso pode acontecer.

Guarde todos os comprovantes.
Para facilitar o processo de reclamação no pós-compra, é importante também que o consumidor guarde todos os comprovantes do processo, como e-mails, boletos e protocolos de atendimento.

Informações: http://www.blackfriday.com.br/