Voce esta aqui: Home/ Destaques / Além das aulas teóricas apicultores também tiveram aulas práticas

Além das aulas teóricas apicultores também tiveram aulas práticas

Foi realizado nesta última terça-feira (23) o BPA – Boas Práticas Apícolas para o núcleo setorial de apicultores, durante a manhã foram realizadas no auditório da Acils aulas teóricas e a tarde aconteceu na comunidade Colonia Nova as aulas práticas num apiário. Nas aulas teóricas os apicultores aprenderam sobre os registros de produção as BPA que sem eles todo trabalho torna-se ineficaz, já que não se tem como comprovar as ações realizadas no campo, além de explorar a situação do apiário com os quesitos referentes à localização e instalações, os cuidados com os manejos das colméias, os procedimentos de higiene do veículo para transporte do mel para a unidade de extração, a limpeza e redução dos riscos de contaminação e a melhoria na preservação dos materiais apícolas.

Também o núcleo de apicultores ficou informado do preço do mel em todas as esferas no mercado nacional e internacional. Os participantes tiveram orientação sobre produção de alimentos seguros, boas práticas apícolas – BPA, as recomendações sobre controle da produção, a necessidade de persistir na qualidade e a segurança na produção de alimentos como forma de garantia de mercado e de maior competitividade, pois segundo o instrutor Luiz Schimizu o controle na produção é indispensável para o Brasil continuar exportando e que sem as exportações teremos problemas para o mel produzido no mercado interno.

De acordo com o presidente da Acils e secretário de indústria e comércio Danilo Giacobo através da prefeitura municipal será possível a realização da indústria de mel em Laranjeiras do Sul. “Nós temos uma excelente parceria com o governo municipal através da prefeita Sirlene que estará nos fornecendo ferramentas para realizarmos a tão sonhada indústria apícola e não basta apenas criar a indústria temos que capacitar nossos apicultores, estimular o núcleo para que tenhamos produtos de qualidade para expandir o mercado consumidor”, salienta Danilo Giacobo. Os participantes do curso também tiveram a oportunidade neste dia de visitar o terreno que irá ser construída a agroindústria de mel em Laranjeiras num terreno cedido pela prefeitura municipal.

Comentarios encerrados

Copyright © 2011 E.R.Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.