Voce esta aqui: Home/ Destaques / Agência do Trabalhador como forma de apoio aos empresários

Agência do Trabalhador como forma de apoio aos empresários

A Agência do Trabalhador de Laranjeiras do Sul vem passando por uma reestruturação.  A frente dos trabalhos, como gerente, está Eliane Ruths Demetrio. Na entrevista concedida ao nosso informativo, ela afirmou que as mudanças tem como objetivo atender melhor os trabalhadores e também os empresários.  Hoje, a Agência conta com os serviços de emissão de carteira de trabalho, intermediação de mão de obra, cursos de qualificação e quando trata-se do seguro desemprego, atende 8 municípios da região, porém todos que procuram a agência independente do município que residem são atendidos.

Com o apoio do Governo Municipal, além dos serviços prestados, depois de cinco anos inativo foi reativado o Conselho Municipal do Trabalho.  “O objetivo do Conselho é promover ações e parceiras para ofertar cursos técnicos gratuitos e inserção dos alunos no mercado de trabalho, assim como sensibilizar os empresários do município a buscar na Agência do Trabalhador futuros colaboradores”, disse Eliane.  Para 2014, a meta principal é a retomada do Banco do Empreendedor, que oferece linhas de crédito às micro e pequenas empresas com juros acessíveis. Haverá também a implantação da Tele Sala, para que um número maior de qualificações sejam feitas.

A gerente adianta que a Agência possui uma sala destinada aos empresários onde as entrevistas poderão ser feitas. No entanto isso não impede que a agência encaminhe os candidatos até as empresas. Neste sentido a Agência possui um cadastro de currículos e se responsabiliza em fazer uma pré-seleção, para que o empresário encontre a pessoa que se enquadra no perfil desejado. “Entendo que se a Agência e os empresários caminharem juntos, o benefício será retornado, já que ao se atingir a meta de contratos intermediados pela agência, mais cursos de qualificação serão oferecidos para a população. Pessoas qualificadas contribuirão para o crescimento da empresa, o que acarreta no desenvolvimento do nosso município”, acrescentou Eliane.

Toda a reestruturação só está sendo possível graças ao apoio do Governo Municipal. “De nada adianta termos os programas do Governo do Estado se o município não abraçar a causa e não oferecer o suporte para tudo isso. Todas essas mudanças só estão acontecendo porque temos essa contribuição do atual Governo do Município, que tem mostrado preocupação com a qualificação da população”, finaliza Eliane Ruths Demetrio.