Voce esta aqui: Home/ Destaques, Diretorias, História, Leis de interesse, Mulher Empresária, SPC / Acils e governo municipal inauguraram Centro de Capacitação

Acils e governo municipal inauguraram Centro de Capacitação

23

Ex-presidente da Acils, Gizélio LInhares, Prefeita Sirlene Svartz, Presidente da Acils, Fabiano Franciosi e o Secretário de Justiça e Cidadania, Artagão Júnior, durante inauguração

Idealizado em 2008, o Centro de Capacitação Ademir Severino Alves enfim tornou-se real, com 800m2. Inaugurada na noite da última quarta-feira 19, a obra será usada na formação técnica com espaço apropriado, melhorando a mão de obra local e regional. Um trabalho em conjunto da Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras o Sul (Acils) e Governo Municipal, que com o apoio do Deputado e Secretário de Justiça e Cidadania, Artagão Júnior, conseguiram verba no valor de R$ 350 mil, junto a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

De acordo com a prefeita Sirlene Svartz, a obra só foi possível graças a união do setor privado, do governo estadual e municipal.  ”A anos que esta obra era esperada, e como muitas obras, esta vem atender o coletivo, que leva o nome de um ex-presidente, ex-vereador e que pensar muito no coletivo, em partilhar e multiplicar as informação. Enfim entregamos uma obra desta magnitude, uma verdadeira industria do saber, onde a Acils irá utilizar em parceria com o sistema s. Agradecemos de coração a todos os envolvidos nesta conquista”, disse.

Artagão Júnior, ressalta que foram diversas vezes que acompanhou representantes da Associação Comercial e do Governo Municipal no encaminhamento para que o processo fosse viabilizado. “Foram alguns anos de tratativas, algumas recusas, e no final ter a liberação dos R$ 350 mil por parte do governo do estado, para que pudéssemos ter esse Centro de Capacitação entregue a população, é um motivo de alegria e comemoração”, disse.

Um sonho que começou em 2008

Durante o biênio 2008-2010, Gizélio Linhares foi presidente da Acils, e junto com a diretoria, sonharam com a construção de um espaço, que viesse promover a qualificação da mão de obra, tanto de pessoas já inseridas no mercado de trabalho, como das que almejavam ser contratadas. Gizélio destaca que o Centro de Capacitação não irá apenas capacitar a mão de obra, mas sim gerar inúmeras oportunidades para muitas pessoas, pois toda vez que se gera emprego, auxilia na produção de renda e no fortalecimento do comércio.

“É uma alegria estar vivenciando este ato de inauguração de uma obra em que começamos a sonhar em 2008. Gostaria de pedir desculpas aos associados e aos companheiros de diretoria, pela demora na realização deste sonho. Sem o apoio do Deputado Artagão, que auxiliou na verba junto a Secretaria de Ciência e Tecnologia, ao Governo Municipal e a continuidade de entendimento das diretorias da Acils que vieram depois de nós, não estaríamos aqui hoje”, comentou.

Fabiano Franciosi, presidente da Acils, enfatiza que a obra será colocada a disposição e uso da comunidade, com intuito de trazer a profissionalização e aprimorar o conhecimento. “Laranjeiras do Sul ganha um presente que vem proporcionar a união entre a necessidade em se ter uma profissão e sua consequente melhora na qualidade de vida. As pessoas estão cansadas de ganhar as coisas sem sentido, é necessário que se tenha uma profissão para que o pai de família possa trabalhar e ter seu sustento, pois além de manter um melhor nível de vida, ele o fará com dignidade, este será um dos objetivos a serem maximizados com esta nova obra que inaugura hoje”, afirmou.

Escritório de Articulação do Sebrae

Uma das conquistas derivada do Centro de Capacitação, é a instalação de um escritório do Sebrae na região da Cantuquiriguaçu. “Já vínhamos negociando a vinda de um escritório de Articulação do Sebrae para Laranjeiras, e estávamos apenas no aguardo da finalização da obra do Centro de Capacitação, para poder nessa adequação que a Acils passará, termos um espaço para poder instalar o ponto avançado da regional oeste aqui em Laranjeiras”, disse Orestes Hotz, gerente regional oeste do Sebrae.

Orestes explica que o escritório atenderá apenas as instituições e lideranças dos 20 municípios que compõem a região da Cantuquiguaçu. “Teremos um consultor específico que conhece bem a região. Vale ressaltar que as empresas continuaram a ser atendidas pelo Ponto de Atendimento. Iremos articular junto as instituições e lideranças regionais visando questões  estratégicas para o desenvolvimento da região” ressaltou.